trabalho de medicina nuclear
O criptônio
Nome: Jaqueline Alves Cordeiro
Turma: Trn 8 – Noite -3º modulo
Professora: Vera
Crípton
Símbolo: Kr
Configuração eletrônica: [Ar] 3d10 4s2 4p6
Número atômico: 36
Descobrimento: 1898
Massa atômica: 83,798 u
Descobridores: William Ramsay, Morris William Travers
O crípton ou criptônio é um elemento químico de símbolo Kr de número atómico 36 e de massa atómica igual a 83,8 u. À temperatura ambiente, o crípton encontra-se no estado gasoso.
Descoberto em 1898 por Willian Ramsay e Morris W. Travers, o criptônio ganhou esse nome a partir do grego kriptós, “oculto”, em alusão a sua raridade.
Criptônio é um elemento químico do símbolo Kr, pertencente ao grupo dos gases nobres, ou grupo 0 (zero) da tabela periódica, juntamente com o hélio, neônio, argônio, o xenônio e o radônio. É um gás monoatômico e inodoro, que dificilmente se liquefaz. Está presente na atmosfera na proporção de uma parte para 9.000.000.
As regiões onde pode se encontrar Criptônio são diferenciadas, entre elas estão as que contem vulcões. Neste local, o elemento pode ser extraído dos gases vulcânicos e das águas termais. O método usado para esta extração é a destilação fracionada. Estudos referentes a outros planetas revelaram a presença de 0,3 ppm de Criptônio na atmosfera do planeta Marte.
Obtido industrialmente pela destilação fracionada do ar líquido, possui seis isótopos estáveis, dos quais o mais abundante é o Kr-84 e cerca de vinte isótopos radioativos. Em combinação com o flúor, quando submetido à descarga elétrica em baixa temperatura (-150º C), forma o fluoreto de criptônio KrF2, sólido cristalino branco que se decompõe espontaneamente em temperaturas normais.
O criptônio tem ponto de ebulição cerca de 30ºC acima dos pontos de ebulição da maioria dos outros componentes do ar. Assim, ele é prontamente separado por destilação fracionada, acumulando-se junto do xenônio na parcela menos volátil.