Trabalho sobre medicina nuclear
Aluno: Arquimedes Machado Turma: TR - 09 // 2012 Questionário sobre Medicina Nuclear
1- A Medicina Nuclear é o campo da Medicina que utiliza a radioatividade para o diagnóstico e a terapia de patologias.
2- Além dos médicos, os grandes centros possuem um ou mais físicos e além disso a equipe deve possuir um Radio-Farmacêutico. E os equipamentos são operados por técnicos com treinamento adequado.
3- Diagnóstico in vivo : È um dos melhores exames realizados para verificação da funcionalidade de um órgão ou para a detecção precoce de tumores, também é conhecida como mapeamento.
Terapia - È aquela onde são administrados radiofármacos ao paciente, o mesmo após consultas com seu médico e com o médico nuclear, com a confirmação dos exames deve comparecer no serviço para receber o radiofármaco, que é administrado por via oral na forma de comprimidos.
4- a) Esta sala deve ter uma área de no mínimo dois metros quadrados por paciente, ou invés de uma sala única colocar boxes para comportar os pacientes, evitando que irradiem uns aos outros, neste caso cada boxe deve ter três metros quadrados.
b) Uma vez que o paciente esteja injetado com material radioativo, ele não pode utilizar um sanitário comum. Pois, estaria irradiando as demais pessoas ao se deslocar até o local. Além disso, o metabolismo poderia levar o material radioativo para ser filtrado pelos rins e acabar sendo depositado na bexiga, logo a urina deve ser considerada sujeito radioativo e ser armazenada adequadamente até cair.
c) Esta sala deve conter recipientes revestidos com chumbo para que os materiais, como por exemplo, restos de radiofármacos, luvas, seringas entre outros. Fiquem armazenados até que decaiam para níveis seguros, podendo ser eliminados ou transportados.
d) Este laboratório também conhecido como sala quente, é o local onde será preparado o Radiofármaco para ser administrado no paciente. Deve ter paredes e pisos