Radioterapia
1. Introdução
Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças, é a única especialidade que revela dados sobre a anatomia e a função dos órgãos, ao contrário da radiologia, que tipicamente mostra apenas estrutura anatômica dos órgãos, possibilita aplicações médicas tão diversas como o estudo da morfologia de um órgão; a evolução de uma função fisiológica; a análise de um componente biológico; o tratamento de um processo patológico.
A história da Medicina Nuclear é rica com as contribuições de cientistas talentosos em diferentes disciplinas de física, química, engenharia e medicina e sua descoberta muitas vezes e confundida com a descoberta da física nuclear, no final do século XIX. Os exemplos mais significativos são Becquerel, George Hevesy, Pierre Curie, Marie Curie e Benedict Cassen.
A imagem cintilográfica baseia-se na capacidade de detectar radiação gama e X emitida por material radioativo. Os modernos detectores de radiação são capazes de avaliar a distribuição do material radioativo no corpo humano, podendo determinar a fixação e excreção do material em um determinado órgão e, assim, gerar imagens da sua atividade no corpo humano, e então os