Trabalho De Materno
Os acidentes na infância, principalmente os domésticos, são muito comuns e merecem uma atenção especial dos pais. Afogamento e Asfixia são apenas alguns exemplos entre os vários acidentes que podem acontecer com crianças. No caso de acontecer algum acidente, além do socorro imediato, procure sempre um hospital ou centro de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, apenas no ano de 2005, as mortes por afogamento com crianças de até 14 anos totalizaram 1496 óbitos.
Afogamento
O afogamento é a dificuldade ou impossibilidade respiratória causada pela aspiração de um líquido que entra em contato com as vias aéreas de modo a dificultar ou impedir as trocas gasosas que devem se dar nelas. Isso acontece por submersão ou imersão. Infelizmente isso é uma ocorrência constante podendo ou não levar ao óbito. Diariamente, 4 crianças e adolescentes de até 14 anos morrem afogadas no Brasil. O afogamento é a segunda causa geral de morte na faixa de 5 a 9 anos, e a terceira na faixa de 1 a 19 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500mil pessoas morrem por afogamento no mundo. No Brasil são 7 mil pessoas mortas por ano 65% morrem em águas doces naturais.
Causas
Diferentemente dos adultos, as partes mais pesadas do corpo da criança pequena são a cabeça e os membros superiores, por isso, elas perdem facilmente o equilíbrio ao se inclinarem para frente, tornando-as assim, mais vulneráveis. Muitos acidentes acontecem em residências. Principalmente quando a criança esta aprendendo a andar. Até 1 ano de idade é importante não deixar a criança sozinha principalmente no banho. Um adulto deve sempre supervisionar as crianças onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os locais sejam considerados rasos.
As maiores causas para bebês e crianças pequenas:
Baldes,
Banheiras
Vasos sanitários
Piscinas
Sinais e Sintomas
Em um quadro geral pode haver:
Hipotermia (baixa temperatura corporal),
Náuseas,
Vômito,
Distensão