trabalho de materia de contruções
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CURSO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES 2M
ALUNO: JOÃO VICTOR NASCIMENTO DA SILVA
PEDRAS NATURAIS (PEDRAS ORNAMENTAIS) E PROPRIEDADES DAS PEDRAS
RESUMO
Rocha é um corpo sólido natural, resultante de um processo geológico determinado, formado por agregados de um ou mais minerais, arranjados segundo as condições de temperatura e pressão existentes durante sua formação. Também podem ser corpos de material mineral não cristalino, como o vidro vulcânico (obsidiana) e materiais sólidos orgânicos, como o carvão. as pedras naturais são um tipo de rocha que e extraída diretamente de jazidas, processadas em um sistema industrializado sem alteração de propriedades naturais.
Dada a sua origem e o modo de formação bastante diverso, as pedras apresentam características bem diferentes que permitem a sua distinção e determinam a sua posterior utilização em obra. Essas características são de três tipos: mecânicas, físicas e químicas.
Assume o seu conhecimento particular importância, quer para as operações de extração e transformação, quer para uma correta seleção nas suas utilizações. Abordam-se seguidamente estas características particularizando o seu estudo em certos casos de maior interesse. Assim, embora muitas sejam as propriedades que as pedras naturais possuem, ou que se desejam, passando-se a expor apenas as mais significativas.
1 INTRODUÇÃO
Pedras ornamentais (ou pedras decorativas) são rochas e minerais usados para decoração de interiores, na forma de objetos ornamentais (cinzeiros, porta-copos, pesos de papel, etc.) ou em acabamentos arquitetônicos (lajotas, frisos, blocos, etc. para pisos, paredes, fachadas, pedestais e outros fins).
Para a confecção de objetos ornamentais, são usados principalmente minerais: quartzo (nas suas diversas variedades, incluindo a ágata), sodalita, rodonita, dolomita,