Telefonia Celular
1.INTRODUÇÃo 2
2.Histórico 2
3.DESCRIÇÃO DO SISTEMA CELULAR 3
4.Funcionamento do sistema de telefonia celular 3
5.ESTRUTURA CELULAR 4
6.REUTILIZAÇÃO DE FREQUÊNCIA 5
6.1DIVISÃO DE CELULAS 7
6.2CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA CELULAR 8
7Códigos de telefonia celular 10
8TIPOS DE CANAIS DE RADIO 13
8.1CANAIS DE VOZ 13
8.2CANAIS DE CONTROLE 14
9CAPACIDADE DO SISTEMA CELULAR 16
10TRÁFEGO 16
11CÁLCULO DA CAPACIDADE DE TRÁFEGO 17
12. tecnologias empregadas na telefonia celular 18
12.1SISTEMA ANALOGICO 18
12.2cELULARES DIGITAIS (2G) 19
12.3TeCNOLOGIAS DE REDE DE TELEFONIA CECuLAR 2G 20
12.4REDE DE TELEFONIA CELULAR 3G 26
13BIBLIOGRAFIA E FONTES UTILIZADAS 27
1. INTRODUÇÃo
A forma mais conhecida e comum de ligar o usuário à Central Telefônica até bem pouco tempo, em todo o mundo, era o fio metálico, mas existem outras formas. Há muito tempo, é utilizado o sistema de rádio para interligar assinantes que estejam distantes das Centrais Telefônicas ou em local de difícil acesso. Assim como recebemos sinais de TV e Rádio transmitidos em frequências, recebemos também sinais de voz em frequências substituindo o fio metálico. Dessa forma, é possível que esse sinal seja emitido a partir de veículos ou pessoas em movimento.
A comunicação móvel é utilizada há muito tempo, mas tratava-se de sistemas de baixa qualidade que apresentavam limitações em função da ocupação do espectro de frequências (há perigo de interferência quando há grande quantidade de ligações), além da tecnologia até então disponível. Com a evolução tecnológica e o crescimento da procura por este tipo de serviço, surge a Telefonia Móvel Celular.
O sistema celular é uma tecnologia aplicada para conseguir melhor eficiência no emprego de frequências de rádio disponíveis (frequências não utilizadas por rádio ou TV), reutilizando-as a distâncias relativamente curtas, dentro de uma mesma área metropolitana. A reutilização de frequências consiste basicamente em dividir uma determinada área de