Trabalho de matematica Ceersema
Pólo: Dom Pedro – MA 21/12/2013
Curso: Pedagogia Turma: “H”
Metodologia do Ensino de Matemática
Professor/Orientador: César Morais
Jogos Educativos para o Ensino da matemática Do 1 ao 5 ano do ensino fundamental
Dom Pedro - MA
2013
Jogos Educativos para o Ensino da matemática Do 1 ao 5 ano do ensino fundamental
Dom Pedro – MA
2013
INTRODUÇÃO
Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a idéia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico, é importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”, tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a Matemática se torna um problema para eles.
A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante, desafiador.
A idéia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridas, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar