Trabalho de Lógica
Lógica Informal
Ricardo Hideki Takara n° 14020433
Prefácio
O objetivo do livro "Lógica Informal" tem o objetivo de fornecer ao leitor os métodos básicos de análise crítica dos argumentos tais como ocorrem em linguagem natural, sobre diversos assuntos. Trata-se da disciplina prática, pois cada argumento é, de certa forma, único. Apresentará aplicações gerais de cada tipo de argumentação, requerendo a capacidade de interpretação judiciosa e e da prática de avaliação. A construção de teorias coerente e completas trata-se da semântica lógica, que é bem representado no Cap. 5, e os outros 8 capítulos são sobre a pragmática da argumentação.Empatia, perspectiva crítica, cuidado com a linguagem, capacidade de lidar com vagueza e ambiguidade, identificação equilibrtada dos pontos mais fortes e mais fracos de um argumento que não seja totalmente bom nem totalmente ruim, atenção as provas que sustentam uma alegação, capacidade de identificar conclusões, de separar a linha principal, da argumentação em massa dos enunciadose, em afirmações ou argumentos especializados são necessários para se aplicar regras críticas de boa argumentação. As vezes é preciso enfrentar argumentos longos e complexos ou verificar a fundo as partes não enunciadas de um argumentos, isso é uma exigência básica da argumentação crítica.
1. O argumento como diálogo racional
A teoria lógica, então, se preocupa basicamente com as proposições que constituem o argumento. A pregmática lógica se interessa pelo uso racional dessas proposições que constituem o argumento, ela se interessa pelo uso racional dessas proposições num diálogo, tendo em vista um objetivo.
1.1 Tipos de dialogos argumentativos Um diálogo é uma sequência de trocasde mensagens ou atos de fala entre dois ou mais participantes. Em geral, um argumento é considerado um mau argumento quando uma dessas obrigações básicas deixa de ser cumpridas.