Educação Jovens e adultos
I- A formação específica dos docentes da EJA é importante, pois eles estariam preparados não somente para ensinar e alfabetizar de forma tradicional, e sim, de uma forma diferenciada, promovendo uma educação conscientizadora e libertadora.
Além disso, devemos considerar que a formação dos docentes contribui de forma significativa na qualidade do trabalho e no resultado positivo dos alunos. Através da formação específica, os professores também irão adquirir conhecimentos teóricos em diversos segmentos, conhecimento das diretrizes curriculares da EJA, dos mecanismos e práticas de aprendizagem. Estariam preparados para lidar com a diversidade e teriam facilidade de criar estratégias de ensino diferenciadas para atender diferentes necessidades ao mesmo tempo. Como esta modalidade de ensino atende pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos ou nem mesmo começaram sua trajetória escolar, outros aspectos importantes deverão ser considerados pelos docentes, como levar em conta a bagagem de conhecimento que o aluno/a possui, estar aberto a compartilhar experiências e vivências, compreender os aspectos sociais, culturais e humanos destes alunos. Acredito que desta forma, os professores da EJA conseguirão promover ensino de qualidade, utilizando métodos para que haja uma interação maior entre professor/aluno, colocando na prática o universo em que estes alunos estão inseridos, levando-os a construção do conhecimento.
II- A disciplina EAD/EJA contribuiu de forma positiva e significativa na minha formação. Por não conhecer esta modalidade, tive a oportunidade de aprender o quanto é importante o professor manter um vínculo com estes alunos, considerando o que ele já sabe, além de ter uma visão diferenciada das metodologias de ensino aplicadas. Identifico-me bastante com práticas que fogem do tradicional.
Os encontros presenciais e virtuais foram bastante produtivos, me ajudaram bastante a ter uma visão diferenciada sobre