Dicionário compacto de Biologia
Aberração cromossômica - Genericamente, qualquer alteração estrutural ou numérica de cromossomos na célula. Ver também síndromes (Down, Klinefelter, Turner, etc.).
Abiótico – É o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.
Ácido Nucleico - Macromolécula presente nas células de todos os seres vivos; está relacionada com a hereditariedade (ver DNA e RNA).sômos cujo centrômero se desloca visivelmente do centro. (ver centrômero).
Actina - Proteína relacionada com o movimento celular. Presente em grande quantidade na musculatura. Ver miosina.
Aeróbico – Ser ou organismo que vive, cresce ou metaboliza apenas em presença do oxigênio.
Aferentes - Aquilo que chega. Nervos que fazem o impulso nervoso chegar ao SNC são chamados de nervos aferentes, por exemplo. Ver também eferente.
Agentes Etiológicos - Aqueles que causam doenças. Etiologia = causa, princípio.
Amido - Polissacarídio sintetizado a partir de reunião de moléculas de glicose, utilizado por certas algas e pelas plantas como substância de reserva.
Anaeróbias - Aplicado às células (principalmente bacterianas) que podem viver sem oxigênio livre; os anaeróbios obrigatórios não podem viver na presença do oxigênio; os anaeróbios facultativos podem viver com ou sem oxigênio.
Anáfase - Fase da divisão celular onde os cromossomos se separam dirigindo-se para os polos da célula.
Antibióticos - Substância orgânica capaz de inibir a proliferação de bactérias, a penicilina, por exemplo, é um antibiótico.
Anticorpos - Substância proteica produzida pelos linfócitos que atacam e destroem substâncias ou micro-organismos estranhos ao corpo (antígenos).
Antígeno - Diz-se de Qualquer substância ou partícula que, introduzida no corpo, provoca uma reação de defesa (imunitária), com produção de anticorpos.
Autofagia - Auto = por si / fagia = comer Usamos este termo para designar o ato de autodigestão. Ocorre em células ou tecidos que por liberarem enzimas