Tecido ósseo
Tecido Ósseo
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Tecido Ósseo
Trabalho elaborado por alunos do Curso de Farmácia I am 2012.1, visando ao “Seminário - Tecido Ósseo”, em Junho de 2012 como avaliação final da disciplina Biologia Geral e Histologia ministrada pelo Professor Julhilson Junior.
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Tecido Ósseo
Objetivo do Trabalho
Apresentar o Tecido Ósseo a partir de Conceito e Definição e por meio da sua Constituição, Formação, Estrutura, Tipos, Células, Nutrição, Funções Gerais e Específica, Curiosidades e Doenças pertinentes.
Tecido Ósseo
Conceitos
De acordo com Aurélio (2004) Tecido pode ser considerado como um Conjunto de células de origem comum igualmente diferenciadas visando ao desempenho de certas funções, num organismo vivo.
Para Junqueira & Carneiro (2004, p.50) “Os tecidos que constituem os diversos órgãos do corpo são constituídos por células mais a matriz extracelular, que é produzida pelas células”.
E ainda de acordo com Junqueira & Carneiro (2004, p.111) “O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais[...]”.
Com estas Referencias e ainda com o apoio de outras Referencias pode ser estabelecida a seguir, a Definição de Tecido Ósseo.
Definição
É um tipo de Tecido Conjuntivo, formado por células e substâncias que promovem a sua capacidade de sustentação corporal como função principal constituída à este Tecido.
O Tecido Ósseo envolve a Medula Óssea, protegendo contra possíveis agressões, principalmente do tipo Mecânica.
Tecido Ósseo
Constituição
É Constituído por células e material extracelular calcificado, chamado de Matriz Óssea.
A Matriz Óssea é composta por: •35% de parte Orgânica – Flexibilidade; •65% de parte Inorgânica – Rigidez.
O Tecido Ósseo humano contém lacunas com Osteócitos, células ósseas originadas dos Osteoblastos que são responsáveis em secretar substâncias