Trabalho De Literatura Religiosidade
ADELINA ANDRESA SOUZA DA CONCEIÇÃO
BRUNA SANTOS DA SILVA DOS REIS
PAULA DANTAS DE AMORIM DOS REIS
SINARA MIRANDA LIMA
CACHOEIRA: RELIGIOSIDADE
Cachoeira-Bahia
2015
ADELINA ANDRESA SOUZA DA CONCEIÇÃO
BRUNA SANTOS DA SILVA DOS REIS
PAULA DANTAS DE AMORIM DOS REIS
SINARA MIRANDA LIMA
CACHOEIRA: RELIGIOSIDADE
Trabalho apresentado para obtenção de créditos e aprendizado na disciplina de Literatura, como parte da Avaliação do I bimestre, ministrado pela professora Viviane Dias.
Cachoeira-Bahia
2015
INTRODUÇÃO Trabalho proposto pela professora Viviane Dias, com o objetivo de enriquecer os conhecimentos sobre as diversas religiões existentes no recôncavo baiano, visando as influencias, as origens e criando uma identidade religiosa para nossa cidade.
Literalmente cortada pelo Rio Paraguaçu, a cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano a 111 km de Salvador, é considerada um dos grandes ícones do sincretismo que parece vivo em cada esquina.
No mês de agosto, a Festa da Boa Morte é o auge da mistura entre catolicismo e candomblé e encanta moradores e visitantes que vão à cidade apreciar as procissões organizadas pelas senhoras negras que integram a secular Irmandade da Boa Morte. A irmandade, que existe a mais de 150 anos, possui uma série de rituais. Os principais incluem uma saída em procissão pelas principais ruas da cidade, missa pelas almas das "irmãs" que já morreram, missa de corpo presente, com a imagem de Maria, seguida de procissão do enterro de "Nossa Senhora", missa de assunção e procissão festiva que marca o encerramento das festividades religiosas. A roupa totalmente branca é sinal que as integrantes da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte estão de luto. Já a indumentária que possui as cores vermelha, preta e branca representa a alegria com a assunção de Maria. Outro detalhe interessante é a quantidade de adereços utilizados pelas "irmãs". São pulseiras, colares e jóias em