religião e espiritualidade
CURITIBA
2014
RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE: POSSIVEIS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Trabalho apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Metodologia no curso de graduação em Enfermagem, Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná.
Orientadora: Profa. Ainda Maris Peres
CURITIBA
2014
RESUMO
As religiões, assim como a espiritualidade são fontes provedoras de significado à vida, imbricadas de tal forma na sociedade, permitindo repercussão em vários segmentos da rede social. Objetivou-se identificar de que forma a religião pode influenciar na formação do enfermeiro. A metodologia de abordagem qualitativa e tipo exploratório tiveram o grupo focal como técnica de coleta de dados com um grupo de discentes do terceiro semestre de enfermagem, de uma instituição de ensino superior pública, no mês abril de 2014. Como resultados, os discentes reconheceram a influência da religião, a necessidade de respeitos as crenças do paciente. Na análise dos dados obtidos pelo grupo focal, percebeu-se a parcialidade dos participantes nas suas respostas, quanto a influencia, e também a incipiência na questão, que confirmam dados dos autores consultados. Trata-se de um tema complexo onde muitas variáveis precisam ser consideradas, por tratar-se de um fenômeno social, existe a necessidade de aprofundamento e reflexão, bem como que seja abordado com mais frequência.
DESCRITORES: Religiosidade e Enfermagem, Espiritualidade e enfermagem, Religião e trabalho, Enfermagem Educação e Espiritualidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................5
2 REVISÃO DE LITERATURA