campo eletrico
Neste experimento vamos traçar as equipotenciais de um campo elétrico, em uma cuba eletrolítica e determinar o campo elétrico, em módulo, direção e sentido, devido a algumas distribuições de cargas elétricas, em seguida analisaremos o potencial e o campo no interior de um anel metálico, isolado.
INTRODUÇÃO
Um meio de explicar a força eletrolítica entre cargas é supor que cada carga cria um campo elétrico no espaço ao seu redor. A força eletrostática exercida sobre qualquer uma das cargas deve-se, portanto, ao campo elétrico criado no local da carga considerada por todas as outras cargas.
Entre as muitas conseqüências práticas do conceito de campo eletromagnético, citamos a invenção do rádio, o desenvolvimento do radar, da televisão e do forno microondas, e um conhecimento amplo de um grande número de dispositivos eletromagnéticos, tais como, motores, geradores e transformadores.
TEORIA
Suponhamos que se fixe, num determinado ponto, uma partícula com carga positiva , e, a seguir, coloquemos em suas proximidades uma segunda partícula também positivamente carregada, . De acorda com a lei de Coulomb, sabemos que exerce uma força eletrostática repulsiva sobre , e, com dados suficientes poderíamos determinar o módulo, a direção e o sentido dessa força. O campo elétrico é a forma de que a partícula sente a presença de .
Em qualquer ponto P desse espaço, o campo tem módulo, direção e sentido. O módulo depende do módulo de q1 e da distancia entre P e q1. A direção e o sentido dependem da direção da reta que passa por e P e do sinal elétrico de . Assim, quando colocarmos no ponto P, interage com através do campo elétrico existente em P.
O campo elétrico é definido, em qualquer ponto, em termos da força eletrostática que seria exercida sobre uma carga teste positiva colocada naquele ponto:
(1)
O campo elétrico é um campo vetorial: ele consiste em uma distribuição de vetores, um para cada ponto na região ao redor de um