big bang
A teoria do Big Bang é um esforço para explicar o que aconteceu no início do nosso universo. Descobertas em física e astronomia têm demonstrado sem qualquer dúvida que o nosso universo de fato teve um começo. Antes desse momento não havia nada; durante e após aquele momento havia algo: o nosso universo. A Teoria do Big Bang é um esforço para explicar o que aconteceu durante e depois daquele momento.
De acordo com a teoria padrão, o nosso universo surgiu como uma "singularidade" cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. O que é uma "singularidade" e de onde vem? Bem, para ser honesto, não sabemos com certeza. As singularidades são zonas que desafiam a nossa compreensão atual da física. Acha-se que elas existam no núcleo dos "buracos negros". Os buracos negros são áreas de pressão gravitacional intensa. Acredita-se que a pressão seja tão intensa que a matéria finita acaba sendo na verdade simplificada a uma densidade infinita (um conceito matemático que realmente confunde a mente). Estas zonas de densidade infinita são chamadas de "singularidades". Acredita-se que o nosso universo começou como algo infinitamente pequeno, infinitamente quente, infinitamente denso - uma singularidade. De onde veio? Não sabemos. Por que apareceu? Não sabemos.
Após a sua aparição inicial, essa singularidade aparentemente se inflou (o "Big Bang"), expandiu-se e esfriou-se, passando de muito, muito pequena e muito, muito quente, ao tamanho e à temperatura do nosso universo atual. Continua a se expandir e esfriar até hoje e estamos dentro dele: incríveis criaturas que vivem em um planeta especial, girando ao redor de uma linda estrela agrupada com várias centenas de bilhões de outras estrelas em uma galáxia voando através do cosmos, e tudo isso acontece dentro de um universo em expansão que começou como uma singularidade infinitésima que surgiu do nada por razões desconhecidas. Esta é a teoria do Big Bang.
Evidências a favor da Teoria
Antes de tudo, estamos