big bang
Um dos temas mais discutidos e que gera muitas curiosidades sobre a origem do universo, que envolve vários conceitos religiosos e científicos. Uma das teorias mais aceitas entre os cientistas que surge com a ideia de que tudo começou com uma grande explosão. A teoria de Big Bang que declara que a terra foi, no início, extremamente quente e muito densa durante vários milhões de anos e foi sucessivamente tornando menos denso até que chegamos a nossa situação atual.
Em 1929 o astrônomo Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias se afastavam uma das outras com uma velocidade proporcional à sua distância em relação a nós. Edwin Hubble logo observou isso significaria que em um determinado instante de tempo todo o universo estava incluído em um único ponto do espaço.
A teoria do Big Bang surgiu em 1948 pelo cientista russo George Gamow e o padre astronômico Georges Lamaitre,que segundo eles o universo teria surgido após uma grande explosão entre 10 á 20 bilhões de anos atrás. Referindo-se a uma grande liberação de energia que confirmou os estudos de Hubble,Milton Humason, em parte a teoria da relatividade do físico Albert Einstein que acreditavam que o universo não era estático causando um evento descontrolado e único que veio a ser conhecido como o “Big Bang”.
Haveria uma mistura de partículas subatômicas (qharks, elétrons, neutrinos e suas partículas) que se movimentavam em todos os sentidos com uma velocidade perto da luz. As partículas pesadas, prótons e nêutrons eram as primeiras a se associarem para poderem formar os núcleos de átomos leves, como o hélio, hidrogênio e lítio, no qual estão incluídos entre os principais elementos químicos do universo.
Quando aconteceu a grande explosão através de um “ovo cósmico “que continha toda a matéria existente no universo concentrada nele, estando em alta densidade, o universo sofreu resfriamentos, emitindo cores de violeta á amarela, logo depois em laranja e vermelha, passando por um processo de grande