Religiao e Morte
RELIGIÃO E MORTE: BENEFÍCIOS DA RELIGIÃO NO LUTO
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC l
Professor: Carlos Eduardo L.S. Nórte
Alunos:
Rodrigo da Silva Aguilar (matrícula: 120500127)
Jaqueline Souza Barroso de Araújo (matrícula: 090519510)
Márcio Arruda (matrícula: 110500065)
Fernanda Lopes Alves (matrícula: 110500010)
Jéssica de Oliveira Rodrigues Lima (matrícula 110500027)
Rio de Janeiro
Abril de 2015
1. INTRODUÇÃO E METODOLOGIA
A morte está contida em todas as esferas de uma sociedade, seja ela qual for. Até mesmo na esfera religiosa, a morte possui um certo destaque. O pensamento religioso é importante para o enfrentamento (Gobatto, 2013). O conjunto de esforços cognitivos para combater uma situação externa ou interna, como a morte por exemplo, pode se utilizar da religião, da espiritualidade. As técnicas da psicologia têm sido utilizadas cada vez mais nas religiões. Crenças e práticas religiosas/espirituais constituem uma parte importante da de informações cultura e dos princípios utilizados para dar forma a julgamentos e ao processamento. (Peres, 2007). Principalmente na hora da morte, no luto, muitos recorrem ao pensamento religioso, às crenças baseadas na fé.
Este trabalho tem como objetivo fazer uma busca bibliográfica com temas sobre religiosidade e a morte, buscando encontrar indícios de benefícios psicológicos no processo do luto, através do pensamento religioso. Foi realizada uma busca entre as datas 01 e 09 de abril de 2015, no Portal Scielo, aplicando as palavras-chave: “morte”, “luto”, “religião”, “religiosidade e morte” , “psicologia da morte”, religião e psicologia”. Foram selecionados textos de 15 anos que apresentavam conteúdo referente aos benefícios da psicologia e da religião no luto.
2.RESULTADOS E DISCUSSÕES
Percebeu-se a existência muitos artigos, destes foram escolhidos 17,que atendiam aos requisitos da temática. Notou-se que