Trabalho de linguagem de programação orientado a objetos
Linguagem Web
HTML
Vemos uma página web em nosso navegador, ou cliente web, e parece uma só entidade, mas não é assim, está composta por uma infinidade de diferentes arquivos, como são as imagens, os possíveis vídeos e o mais importante: o código fonte.
O código das páginas está escrito em uma linguagem chamada HTML, que indica basicamente onde colocar cada texto, cada imagem ou cada vídeo e a forma que terão ao serem colocados na página.
O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro.
A linguagem consta de etiquetas que tem esta forma <B> ou <P>. Cada etiqueta significa uma coisa, por exemplo <B> significa que se escreve em negrito (bold) ou <P> significa um parágrafo, <A> é um link, etc. Quase todas as etiquetas têm sua correspondente etiqueta de fechamento, que indica que a partir deste ponto não deve afetar a etiqueta. Por exemplo, </B> se utiliza para indicar que se deixe de escrever em negrito. Portanto, o HTML não é mais que uma série de etiquetas que se utilizam para definir a forma ou o estilo que queremos aplicar ao nosso documento. <B>Isto está em negrito</B>.
Partes de um documento HTML
Um documento HTML deve estar delimitado pela etiqueta <html> e </html>. Dentro deste documento, podemos ainda distinguir duas partes principais:
O cabeçalho, delimitado por <head> e </head> onde colocaremos etiquetas de índole informativo como por exemplo o título de nossa página.
O corpo, delimitado pelas etiquetas <body> e </body>, que será onde colocaremos nosso texto e imagens delimitados por sua vez por outras etiquetas como as que vimos