PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO
- ORIENTADO A OBJETOS
- IMPERATIVA
SÃO PAULO
2013
ALLAN ALMEIDA
FERNANDO RODRIGUES
PRISCILA ROCHA
RAPHAEL RIBEIRO
PARADIGMAS DA PROGRAMAÇÃO:
- ORIENTADO A OBJETOS
- IMPERATIVA
Relatório Técnico-Científico apresentado para o projeto Interdisciplinar do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada.
Professor Orientador: Maria Rosa.
SÃO PAULO
2013
RESUMO
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador, respeitando regras. Um paradigma de programação fornece e determina a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. Linguagens de programação propõe diferentes paradigmas de programação. Neste trabalho serão apresentados os paradigmas sobre as linguagens orientadas a objetos, as linguagens imperativas. Para que os paradigmas sejam definidos, deve-se inicialmente estabelecer o que é uma linguagem e um paradigma.
SUMARIO
INTRODUÇÃO
Este relatório técnico-cientifico foi elaborado com o objetivo de apresentar os paradigmas de programação, em especial, o da linguagem orientado a objeto (OO) e imperativa, sendo estes os principais.
Para que os paradigmas de programação sejam compreendidos, inicialmente deve-se entender o que é uma linguagem de programação e assim o que é um paradigma dessa linguagem. Uma linguagem de programação é uma forma abstrata de especificar instruções ou regras para o computador, pois, escrever diretamente na forma que um computador ‘entende’ é extremamente complexo, de modo que as linguagens de programação fornecem uma abstração do processo, fazendo com que a programação de um computador seja mais simples. Assim, um paradigma é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, uma teoria, uma realização cientifica com métodos e valores que são concebidos como base de modelo para estudos e pesquisas.
A relação entre