trabalho de leitura e producao
Centro Universitário doPlanalto de Araxá(UNIARAXÁ)
2.ºBimestre
Profa.Fabíola Cristina Melo
Módulo VII – PRODUÇÃO DE TEXTOS – parte 2 – O TEXTO DISSERTATIVO
Aluno (a), veremos neste módulo alguns conceitos muito importantes na área jurídica. Atentem-se!!!
Fabíola Melo
Você sabe o que é argumentar?
Argumentar é questionar, discutir, raciocinar. E isto é tudo que o jurista faz…
Argumentar é expor e convencer;
– argumentar é persuadir;
– argumentar é defender pontos de vista;
– argumentar é...
Vejamos alguns aspectos da argumentação: contextualizar/apresentar o tema; criar um contra-argumento para o “enquadramento” do leitor; expor argumentos e relações lógicas e críticas entre eles.
Assim, a sua tese vai se delineando, e, logo em seguida, a conclusão afirma a tese.
Mas o que é “enquadramento
O enquadramento funciona como uma delimitação e relativização das crenças do seu leitor para que se construa nele a disposição para ouvir/ler e, possivelmente, ser convencido.
Funciona por meio de uma contra-argumentação inicial, tentando destituir de autoridade e valor o argumento mais forte contrário à sua tese.
Atividade 1Identifique a tese nos textos abaixo;
a) As leis já existentes que limitam o direito de porte de arma e punem sua posse ilegal são os instrumentos que efetivamente concorrem para o desarmamento, e foram as responsáveis pelo grande número de armas devolvidas por todos os cidadãos responsáveis e cumpridores da lei, independentemente de sua opinião a favor ou contra o ambíguo e obscuro movimento denominado desarmamento. Os cidadãos de bem obedecem às leis independentemente de resultados de plebiscito, enquanto os desonestos e irresponsáveis só agem de acordo com seus interesses desobedecendo a todos os princípios legais e sociais, e somente podem ser contidos através da repressão. (Opinião, site o Globo. In: