TRABALHO DE INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
TEMA: A POLÍTICA FISCAL DA DEPRESSÃO
1. Conceitue política fiscal e comente sobre o que Keynes chama de finança segura?
Política fiscal: segundo Keynes era composta pelo gasto, pela taxação e pelo empréstimo estatais.
Finança segura: são ações do governo em momentos de crise em que o governo faz o papel de investir/trabalhar/fazer o dinheiro circular para que a crise não se agrave mais ainda, pois, em momentos de crise é bastante comum que trabalhadores deixem de aplicar seu dinheiro na economia ou mesmo fiquem desempregados. Essas ações, entretanto, ocorrem apenas nos momentos de crise, para garantir o bom funcionamento do mercado.
2. Keynes recomenda a utilização do gasto público (gasto do governo) para reduzir o desemprego quando a economia está em crise. Explique como o gasto público pode contribuir para elevar o emprego e até que ponto o gasto deve ser utilizado (o limite)?
Com o aumento nos gastos do governo a demanda aumenta, levando a produção de bens, aumentando o nível de investimentos pelo setor privado e consequentemente aumentando os níveis de renda e emprego. Entretanto a tributação não acompanha o aumento dos gastos do governo. Keynes então defendia a tese de uma intervenção seletiva, na qual ajudasse a restaurar a economia de mercado. Então, quando os investimentos privados se recuperassem o Estado deveria se “retirar” do cenário deixando o mercado trabalhar em harmonia.
3. Como os gastos públicos podem ser financiados, como eles afetam a economia e qual é o método de financiamento menos desejável?
Podem ser financiados por meio de empréstimos dos bancos e empréstimos do público. O primeiro é mais expansivo, e leva a criação de novo dinheiro em depósito, já os empréstimos do público apenas transferem parte do dinheiro do público para o governo.
Para que um programa de investimento público seja eficientemente expansionista, ele deve ser financiado por empréstimos dos bancos. Estes gastos públicos devem