Trabalho de instala es
FACULDADE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SUINOCULTURA
RENITON CLEINER BISPO PEREIRA
ÂNGELA INEZ
FERNANDO ANDRADE
GLÁUCIO
Orientador: ANDERSON INÁCIO
Avaliação entregue à Disciplina de Instalações Agroindustriais como instrumento de obtenção da nota parcial semestral.
RIO VERDE – GO
2015
INTRODUÇÃO
Suinocultura é a parte da zootecnia especial que trata da criação de suínos para a produção de alimentos e derivados. No mundo, os suínos correspondem a 44% do consumo de carnes. A atual abrangência da suinocultura tem como forte característica a concentração de animais por área.
Os problemas ambientais gerados pelo manejo incorreto dos dejetos líquidos causaram muitos danos ao meio ambiente. Para a continuação das zonas de produção em grande escala de suínos, é necessário encontrar novas alternativas para redução ou priorização da emissão de gases, riscos de poluição entre outros.
Novas alternativas de manejo e tratamento do dejeto, visando melhorias dos atuais sistemas de despejo do dejeto, abriram os campos do sistema de composteira, que nada mais é que cama sobreposta ao dejeto do suíno morto. Essa composteira posteriormente pode ser usada como adubo para o cultivo de grãos, sendo dosado em quantidades corretas e com os demais componentes necessários.
Existem importantes passos a serem alcançados pelos suinocultores, dentre eles podemos citar como fundamental a sustentabilidade ambiental, onde necessitamos alcançar dois objetivos dentro do mesmo contexto: primeiramente a criação em larga escala dentro de uma pequena área, posteriormente os cuidados para que essa larga escala a ser criada não afete o meio ambiente. A suinocultura não é uma agroindústria que exige muito do profissional (mão de obra), mas também não se pode desleixar. Existem hoje diversos e avançados modos de criação do suíno, com equipamentos tecnológicos, profissionais especializados para consultoria. Investimentos esses que definem um bom