agrossilvicultura
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS - CAV
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM ERVA - MATE
Prof.ª Dr.ª Maria Raquel Kanieski
ANTONIO GABRIEL AMARANTE
LAGES,2014
Introdução
O desenvolvimento e modernização da agropecuária brasileira, inegavelmente proporcionou significativos aumentos da área plantada, da produtividade e, consequentemente, da produção de produtos de origem animal embora tenha provocado uma grande diminuição da cobertura florestal natural.
Com menor proporção na Região Norte essa situação nas demais regiões brasileiras, onde, além da pequena cobertura florestal para atender o mercado consumidor de madeira, existem extensões significativas de áreas degradadas e/ou em processo adiantado de degradação e empobrecidas mas com grande potencial para o uso silvicultural.
Outra realidade é que grande parte dos pequenos produtores rurais com pouca renda para sua sobrevivência no meio rural necessitam de alternativas de aumento de emprego e renda na propriedade rural. Nesses casos, o produtor pode racionalizar a ocupação de suas terras usando as melhores com cultivos agrícolas anuais e, obedecendo a legislação, ocupar as terras com potencial silvicultural com o plantio de árvores.
Uma das alternativas é o plantio de florestas e/ou ide Sistemas Agroflorestais (SAFs) que podem ser definidos como a combinação de cultivos simultâneos e /ou seqüenciais de espécies arbóreas nativas e/ou exóticas com culturas agrícolas, hortaliças, fruteiras, criação de animais, etc.
Em sistemas agroflorestais com erva-mate e culturas anuais, Da Croce et al. (1997) observaram que em sistemas analisados houve menor ataque de pragas na erva-mate minimizando a necessidade de uso de defensivos agrícolas. A erva-mate - já foi um dos principais produtos das exportações brasileiras e ainda se constitui numa das melhores opções de emprego e de renda, especialmente, para os pequenos e médios produtores.