Trabalho de Inspeção de Segurança e Investigação de Acidentes
Trabalho de Inspeção de Segurança e Investigação de Acidentes
Inspeção de Segurança: Em especial seu objetivo nada mais é que detectar riscos que venham causar acidente de trabalho e danos a saúde do trabalhador.
Responsáveis por essa inspeção nada mais é que a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) e o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
A Inspeção deve passar por 5 etapas:
1)Observação - Investigação visual. 2)Informação - Discutir a irregularidade no momento da inspeção. 3)Registro - Anotar itens levantados. 4)Encaminhamento - Enviar aos responsáveis informações registrada. 5)Acompanhamento - Acompanhar até que seja solucionado.
Existem diversos tipos de inspeção sendo elas:
- Inspeção Geral é realizada em toda a instalação da empresa sendo vistoriado todo e qualquer aspecto de segurança e higiene do trabalho.
- Inspeção Parcial é realizada em um setor, maquina ou equipamento para identificar condições inseguras.
- Inspeção de Rotina é realizada todos os dias por funcionários em geral ao iniciar a rotina de trabalho.
- Inspeção Periódica é realizada com base em um cronograma com data hora e local a realizar.
- Inspeção Eventual é por sua vez o contrario da periódica, essa é realizada aleatoriamente.
- Inspeção Oficial é realizada por órgãos oficiais como do ministério do trabalho e do corpo de bombeiros podendo eles durante a inspeção solicitar por Ex: Atas de Reuniões da CIPA, Laudo de Riscos Ambientais, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, etc.
- Inspeção Especial essa por sua vez depende de um profissional especializado para realizá-la.
Investigação de Acidentes do Trabalho: Por sua vez tem como objetivo investigar o motivo pelo qual ocorreu o acidente e não quem foi o culpado.
No Brasil segundo a NR-5, a CIPA em grande participação nesta investigação juntamente com a equipe de segurança da empresa.
As Causas de acidentes de trabalho são apresentadas na NBR-14280