INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
Uma inspeção de segurança consiste na observação dos ambientes de trabalho, com o fim de descobrir e identificar problemas ou situações que possam contribuir para a ocorrência de danos ao patrimônio físico da empresa, bem como gerar lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores. A inspeção colcabora com a administração, indicando medidas a serem tomadas para evitar prejuízos e tornar o local e as condições de trabalho mais propício possível.
Numa inspeção de segurança, podem participar diversas pessoas, sendo isoladas ou em equipes, com responsabilidades diferentes. Ex: membros da CIPA, técnicos, médicos, engenheiros, gerentes, assistentes sociais, entre outros.
TIPOS DE INSPEÇÃO
Inspeção de Rotina: Inspeções mais comuns de acontecerem e devem estar vinculadas ao dia-a-dia de todos os profissionais da área de segurança e saúde ocupacional. Visam a detecção e a eliminação de problemas logo no início da jornada de trabalho. Esse tipo de inspeção é realizado por profissionais como: supervisores, trabalhadores comuns em suas diversas funções e pessoal de manutenção.
Inspeção Periódica: Tipo de inspeção que é realizada com data e local previamente definido. Adotando-se para tanto um Cronograma que indicará os locais e periodicidade de inspeção adotada para cada setor listado. Tem como objetivo dar atenção às condições de segurança dos diversos setores existentes em uma empresa.
Inspeção Especial: Tipo de inspeção realizada em caráter extraordinário, quando há indícios ou algum elemento indicativo de problema que exige uma verificação mais profunda ou mais detalhada do que a efetuada numa inspeção de rotina. Possui a necessidade da utilização de profissionais, equipamentos e aparelhos especializados.
Inspeção Eventual: Tipo de inspeção dirigida a certos equipamentos, detalhes de instalações ou de operações, sem dia ou horário predeterminados. Nesse tipo de inspeção – dirigida sem prévio aviso – podem ser obtidas