Inspeção de segurança
Introdução
Inspeções de Segurança do Trabalho
1.Objetivos:
a. Detectar problemas ou situações que possam contribuir para a ocorrência de danos ao patrimônio físico da empresa, bem como gerar lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores.
b. Avaliar situações potencialmente geradoras de risco de acidentes em determinadas atividades, antes mesmo que ela seja executada.
Inspeção de Segurança 1. Formas de Ação
Basicamente, o programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho compreende dois tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo Serviço de Segurança.
A partir de uma verificação de riscos mais comuns, inerentes a qualquer instalação industrial, como instalações elétricas inadequadas ou falta de equipamento de combate ao fogo, pode-se propor uma serie de medidas que visem eliminar ou neutralizar os riscos encontrados.
Há uma série de riscos, porém, que variam de empresa para empresa, levando-se em consideração o espaço físico, o tipo de processo, o produto fabricado, etc. Deverá então o Serviço de Segurança procurar analisar os acidentes ocorridos e através dessas experiências negativas anteriores, descobrir condições ou a atitudes inseguras mais específicas. Inspeção de Segurança
A inspeção de segurança nada mais é que a procura de riscos comuns, já conhecidos teoricamente. Esse conhecimento teórico facilita a eliminação ou neutralização do risco, pois as soluções possíveis já foram estudadas por grande número de técnicos e constam de extensa bibliografia.
Os riscos mais comumente encontrados em uma inspeção de segurança são:
- Falta de proteção nas máquinas.
- Falta de ordem e limpeza.
- Mau estado das ferramentas.
- Iluminação e instalações elétricas deficientes.
- Pisos escorregadios, deficientes, em mau estado de