Trabalho De Inorg Nica Compostos
TÉCNICO EM QUÍMICA
COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO
ANGELITA BARROS GARCIA
CURITIBA
JUNHO/2015
ANGELITA BARROS GARCIA
COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina Química Inorgânica II ao Curso Técnico em Química da Sociedade Educacional de Santa Catarina Centro de Educação Tecnológica Tupy Curitiba.
Orientador: Allini Klos
CURITIBA
JUNHO/2015
O QUE SÃO?
A Química de Coordenação é especializada no estudo dos compostos de coordenação, onde o termo complexo representa um átomo metálico na forma iônica (ácido de Lewis) rodeado por um conjunto de ligantes (bases de Lewis). Um ligante é um íon ou molécula que pode ter existência independente. Um bom exemplo de um complexo é o [Co(NH3)6)]3+, no qual o íon cobalto (Co3+) está rodeado por seis ligantes neutros de amônia (NH3). Os compostos de coordenação representam moléculas constituídas por um ou vários ácidos de Lewis, ligados a uma ou várias bases de Lewis. Compostos desta natureza, com vasta aplicabilidade, envolvem os metais de transição e, neste caso, os compostos de coordenação também são chamados de complexos metálicos. Um exemplo de um complexo metálico é o íon tetraamino cobre II, cuja reação de síntese é mostrada abaixo.
A formação de complexos é comum com metais de transição d e f, os quais possuem orbitais atômicos livres, disponíveis para “acolher” os elétrons dos ligantes. No caso dos complexos metálicos, estes são compostos neutros, e resultam da agregação de um complexo com um ânion. Lembrando que os ligantes são espécies ricas em elétrons, e os metais que formam complexos são íons com orbitais disponíveis para acomodar estes elétrons.
NOMENCLATURA:
Regras de Nomenclatura:
1. O ânion é designado em primeiro lugar (apesar de ser escrito à direita do cátion), depois o cátion precedido da preposição de.
2. Ao se escrever a fórmula do complexo, os ligantes são escritos na ordem: