trabalho de idoso ok
“Prioridade Atendimento de Urgência"
AVCI e AVCH
“Prioridade Atendimento de Urgência”
Disciplina
Docente:
: Enfermagem na Saúde do Idoso
Ângela Maria
Discentes: Ana
Cristina da Silva Xavier
Ana Karoline Pereira Silva
Barbara Nathaly Alves
Erica Thaís da Silva
Fernanda Vanessa de Andrade
Ivelizze Martins de Vasconcelos
Lariça Ferreira
Marcela Allanah Cruz
Pedro Rubens da Costa
Rafaella Maria de Araujo
Silvia Mayla Santos
Vanile Velames dos Santos
INTRODUÇÃO
O acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI): Corresponde a uma queda de fluxo sangüíneo, localizada em uma área restrita do encéfalo, causada por obstrução parcial ou total de uma artéria ou por hipofluxo de origem hemodinâmica. A conseqüência de tal fato leva a uma perda de função do tecido isquêmico. Se a queda de fluxo é muito leve e transitória, pode haver recuperação completa do déficit neurológico, o que caracteriza o ataque isquêmico transitório (AIT). Se houver uma lesão mais severa, o tecido cerebral entra em necrose (infarto) com seqüelas irreversíveis.
O acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH):Caracteriza-se pelo sangramento em uma parte do cérebro, emconsequência do rompimento de um vaso sanguíneo. Pode ocorrer para dentro do cérebro ou tronco cerebral (acidentevascular cerebral hemorrágico intraparenquimatoso) ou para dentro das meninges (hemorragia subaracnóidea).
Causas
O Acidente Vascular Cerebral pode ser isquêmico ou hemorrágico. No caso do AVC isquêmico, há falta de circulação sanguínea numa área do cérebro. Uma ou mais artérias são obstruídas por um coágulo ou placas de gordura que se aglomeraram ao longo da vida. É mais freqüente em idosos, a partir dos 60 anos, que tenham hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e nos fumantes.
No hemorrágico é causado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo. Os principais fatores são a hipertensão arterial e aneurismas cerebrais (espécie de bexiga que se forma ao redor de artérias