Trabalho de história
Seus benefícios e seus prejuíZos pOR: lAÍS FONSECA TURMA D2IMIN1
Somando os recursos financeiros recebidos direta ou indiretamente pelo governo, o total deve chegar a 183 bilhões de reais. Muito dinheiro, certo? Estima-se que o governo investiu mais de 20 bilhões de reais em infraestrutura para receber a Copa de 2014, sendo distribuídos em áreas como transportes, segurança e cultura, para que habitantes e turistas convivam em cidades mais confortáveis e funcionais. Todo esse dinheiro sendo gasto de outra forma seria capaz de solucionar problemas urgentes, em áreas como educação e saúde pública, que mantém o Brasil ocupando a 73ª posição mundial no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Teremos 12 estádios modernos com comodidade e segurança de primeiro mundo, onde foi investida a maior parte do dinheiro público e, mesmo assim, sabemos que fora do estádio tudo fica diferente. Os embates entre policiais, traficantes no Rio, manifestantes e baderneiros nas ruas tiveram ampla repercussão negativa nos últimos anos. Caso o país não seja capaz de garantir tempos de paz nas cidades-sedes, poderá queimar sua imagem no exterior e até perder o direito de realizar a Olimpíada de 2016.
O número de turistas será altíssimo. Pelo menos 600 mil estrangeiros devem visitar o país, número que pode ser ainda maior considerando as facilidades que nossos vizinhos sul-americanos têm para entrar aqui. Além disso, cerca de 3 milhões de brasileiros deixarão suas casas para transitar pelo país, o que abastece o cofre público em forma de impostos. Apesar de tanta facilidade de ir e vir, o enorme fluxo turístico poderá provocar um caos aéreo, devido principalmente às obras interminadas de certos aeroportos.
As obras aqui realizadas geraram uma grande demanda de empregos e foram um fator fundamental para a melhoria e qualificação da mão de obra dos trabalhadores. Porém, pouco se investiu em ações sociais que trariam muito mais benefícios à sociedade e,