adm supermercadista
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Londrina
2014
CAROL
ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA
Londrina
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
1 INTRODUÇÃO
É possível afirmar que, uma das maiores preocupações das empresas é se manter em um mercado altamente competitivo e seletivo. Isto exige a adoção de diferenciais para se destacarem, pois precisam competir em tempo real, atentar para a velocidade das mudanças do cenário mundial e, ainda, considerar que as necessidades e desejos dos clientes mudarão conforme o tempo.
O setor supermercadista entra nesse processo de concorrência acirrada, entre os já existentes e com foco nos que querem fazer parte desse mercado. Para tanto, busca constantes mudanças a fim de atrair e manter clientes, no que se refere à qualidade, atendimento e preços.
A título de concepção histórica, tem-se que os primeiros supermercados não eram grandes e da maneira como se constitui hoje. Mesmo na simplicidade da época, comercializavam o que tinham de disponível e conforme a qualidade exigida para o período. Além disto, o espaço físico era menor, não tinham tantos funcionários. A grande inovação foi o autoatendimento, que, mesmo com resistência dos clientes, foi implantado aos poucos (LIMA, 2014).
Ainda dentro da necessidade de se diferenciar no mercado varejista, os supermercados começaram oferecer novos produtos e em quantidade maior, as lojas mais modernas, dispondo melhor os produtos e melhorando o atendimento ao cliente. Além disto, um fator relevante foi à estabilização dos preços o que possibilitou agregar benefícios aos consumidores, e que promoveu a busca por preços menores, ofertas, produtos diferenciados, aumentando ainda mais a concorrência (LIMA, 2014).
Sesso Filho (2003) salienta que, após 1995, ocorreu a modernização do