academico
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ANDERSON STOLZ CHRISTIAN HACKE FERNANDO HENNING LUIZ AUGUSTO KUCZMAN
COLONIZAÇÃO AÇORIANA DE SANTA CATARINA
MAFRA 2015
Colonização Açoriana
Histórico de Açores:
Localizado no oceano Atlântico, a uma distância de Portugal continental de 1.500 km. O arquipélago por Diogo Silves, piloto de El –Rei de Portugal.
A povoação da ilha se fez a partir de 1439, por ordem do rei Dom Afonso de Portugal, quando foram descobertas estavam desabitadas, vivendo ali apenas algumas espécies de animais e aves marinhas dentre elas uma espécie de gavião do mar que deu origem ao nome do arquipélago. É composto por nove ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico, Graciosa, Faial, São Jorge, Flores e Corvo.
Imigração para o Brasil
Em 1692 chegaram cerca de 260 casais de Açorianos em Nossa Senhora do Desterro em Santa Catarina. No inicio do século XVIII, Santa Catarina consistia em apenas três vilas: São Francisco dos Anjos, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antônio dos Anjos da Laguna. Grande parte foi instalada no então município de Laguna, em Santa Ana, Vila Nova, e outra ainda foi reenviada para o Rio Grande do Sul, que fazia parte da Capitania de Santa Catarina.
Em janeiro de 1748, o atual território de Santa Catarina era tido como o sul do Brasil, sendo um deserto de vazio e despovoado; não possuía cidades, agricultura e tampouco minas de ouro. É no interior do estado que se estendia para além dos campos de Lages, era habitado exclusivamente por índios kaigangues e xoklengs.
Alguns historiadores apontam a vinda dos casais devido à superpopulação nas ilhas do arquipélago. Em 1748 viviam lá aproximadamente cerca de 150 mil pessoas; mas como apenas 06 mil partiram não mudou muito o problema da ilha, já que ficaram 144 mil pessoas sendo essa uma das causas da imigração. O