Trabalho de História
(01) A "Cabanagem" no Pará (1835-1840) foi um movimento que teve forte participação das camadas populares.
(02) Também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participação popular.
(04) Apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional.
(08) A revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Liberal e Conservador. (16) A mais longa das revoltas brasileiras desse período foi a Revolução Farroupilha (1835 - 1845), na qual se chegou a proclamar uma república independente. (32) A "Revolução Praieira" (1848) foi o último grande movimento nordestino revoltoso, de caráter popular, democrático e de influência ideológica. soma = ( )
resposta:01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59
origem:Unirio tópico:Brasil sub-grupo:Período Regencial
0 comentários clique para inserir
pergunta:Assinale a alternativa incorreta:
a) O Clube da Maioridade tinha como objetivo lutar, junto à Assembléia Nacional, pela antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara.
b) Os principais representantes do Clube da Maioridade eram os irmãos Martin Francisco e Antônio Carlos de Andrada e Silva.
c) O Clube da Maioridade teve o apoio das classes dominantes e uniu políticos progressistas e parte dos regressistas.
d) Em 1840, a Assembléia Nacional aprovou a tese da Maioridade e Pedro Alcântara apesar de seus 15 anos incompletos, foi considerado apto para assumir a chefia do Estado Brasileiro.
e) O Clube da Maioridade, permitiu que D. Pedro assumisse o poder no dia 20 de dezembro de 1840, marcando o início do Primeiro Reinado.
resposta:[E]
origem:Unesp tópico:Brasil sub-grupo:Período Regencial
6 comentários clique para