trabalho de história economica - analise marxista do filme A guerra do fogo
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA (noturno)
HISTÓRIA ECONÔMICA
Edna Araújo
Jefferson Oliveira
Tatyana Nascimento
Análise do filme A guerra do fogo sobre perspectivas marxistas
Rio Branco
2014
Edna Araújo
Jefferson Oliveira
Tatyana Nascimento
Análise do filme A guerra do fogo sobre perspectivas marxistas
Texto apresentado à Universidade Federal do Acre, como requisito parcial para obtenção de N1 da disciplina de História econômica, ministrada pela docente Flávia Rocha.
Rio Branco
2014
O filme aborda a pré-história tendo como meta retratar como decorreu a vida do homem no período paleolítico, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nômades, especificando a espécie Homo Sapiens tendo ao lado animais pré-históricos, como o tigre dente-de-sabre, o mamute, entre outros a qual o filme se refere, observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo.
O enredo se desenvolve mostrando uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer a possibilidade da ingestão de alimentos trabalhos, em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar, principalmente, as alcateias de lobos presentes próximo de onde habitavam.
A guerra do fogo é um filme que está relacionado com o olhar e a perspectiva de quem assiste. São infinitas as possibilidades de leitura desse filme. Algumas peculiaridades, por exemplo, podem ser muito úteis na reconstrução dos gestos, do vestuário, do vocabulário, da arquitetura e dos costumes desta época. Mas além desses elementos audiovisuais, eles exploram a mentalidade da “sociedade” da época.
Sendo um filme histórico, A Guerra do Fogo é uma