Trabalho De Historia
No século XIX, alguns países europeus iniciaram uma
fase de intensa e crescente industrialização (Revolução
Industrial). A grande quantidade de capitais acumulados e o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias, gerou a necessidade de expandir o mercado e os investimentos. Imperialismo ou neocolonialismo trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra, para que se possa conseguir mão-de-obra,matéria-prima e mercado consumidor.
Diferenças entre os termos.
Embora Imperialismo signifique o mesmo que
Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.
O imperialismo europeu!
A época das indústrias impulsionou as grandes
potências a procurar novos locais onde se podia obter matéria-prima para produzir sempre mais e mais. E alguns dos locais onde haviam muitos destas eram: Ásia,África e América.
A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura
do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.
Em algumas áreas os europeus usaram forças militares para conquistar os territórios, em outras, os líderes africanos e os europeus entraram em entendimento à respeito do controle em conjunto sobre os territórios.
Esses acordos foram decisivos para que os europeus pudessem manter tudo sob controle.
Alguns desses países foram:
Corrida Imperialista
A corrida imperialista não foi pacífica. Os
colonizadores usavam de violência com a população, utilizando a exploração pela força e submissão racial.De uma forma ou de