APS FIM
Toda empresa para atingir seus objetivos precisa continuamente aperfeiçoar seus métodos e processos, sendo como parte importante nesse processo os seus colaboradores, não podemos pensar em uma empresa sem seus colaboradores que não estejam motivados, devidamente capacitados e principalmente comprometidos em igual teor com os objetivos da organização. Por isso a importância do treinamento, desenvolvimento e capacitação do seu quadro de colaboradores, processo que bem desenvolvido potencializa sua atuação no mercado tornando-a a competitiva e tendo seu capital intelectual como uma das principais ferramentas na busca pela excelência. Entende-se que treinamento tem como finalidade melhorar o desenvolvimento profissional do colaborador em sua organização, e no desempenho das suas funções além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos colaboradores de uma organização.
De acordo com Marras 2001, “Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho”
É importante ressaltar que treinamento e desenvolvimento são coisas distintas. Por mais que possuam semelhanças e cheguem a utilizar técnicas em comum, os objetivos traçados possuem diferentes trajetórias.
Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidade (CHIAVENATO, 2006, p. 402).
Segundo Chiavenato (2010), Cenzo e Robbins (1995) e Marras (2002), treinar colaboradores é uma forma de inovar conhecimentos e atualizar novas praticas e Ideais (missão,