Escatologia
Por que e para que Deus revelou as últimas coisas ao homem? Para mostrar que:
a) Deus é soberano
b) O homem que decide servir a Deus não precisa ficar atônito com relação ao futuro
c) O homem que decide servir a Deus, por saber o que, porque e para que as coisas à sua volta estão acontecendo, tem renovada a sua fé, aumentada a sua esperança bem como o seu ânimo em servir ao Senhor enquanto aqui viver.
INTRODUÇÃO
A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS
Ao estudar a doutrina das últimas coisas, não se deixe levar pela curiosidade pura e simples, nem enxergá-la como um exercício de futurismo ou de adivinhação, mas, sobretudo, como um eficaz e necessário instrumento para que venhamos a servir a Deus com mais fé, esperança e disposição.
Doutrina ensino dado por Deus ao homem, que se encontra registrado nas Escrituras sã doutrina.
I – AS DOUTRINAS BÍBLICAS EXISTEM VÁRIAS
Doutrina das últimas coisas é o ensino das profecias relacionadas com o término da dispensação da Igreja e os fatos subseqüentes até o final da história humana. – a palavra profética
“Escatologia” vem do grego “escata”, que significa as últimas coisas, e “logos”, estudo.
Parte considerável das Escrituras Sagradas é formada de textos proféticos, mensagens de Deus aos homens em que, não poucas vezes, o Senhor mostra todo o Seu controle sobre a história da humanidade.
II – A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS OU ESCATOLOGIA
Profecia-chave a “profecia das setenta semanas”(Dn.9:24-27). Estudo das últimas coisas deve partir daí.
Lições tiradas da profecia-chave para o estudo da Escatologia:
a) a escatologia está sempre relacionada com o futuro de Israel depois do cativeiro da Babilônia.
b) a escatologia bíblica se relaciona com o movimento do poder político entre as nações sobre a face da Terra, ou seja, com o cenário político internacional.
c) a finalidade de toda a história humana é pôr fim ao pecado que separa Deus do homem, com o retorno da comunhão entre Deus e o Seu