Escatologia
AVE-MARIA
DOM MOACYR JOSÉ VITTI, C.S.S.,
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Arcebispo Metropolitano de Curitiba
“IMPRIMATUR”
Dom Moacyr José Vitti, C.S.S., Arcebispo Metropolitano de Curitiba, após ler os escritos do Frei Clodovis M. Boff,
O.S.M., “ESCATOLOGIA: BREVE TRATADO TEOLÓGICO
PASTORAL”, aprova a publicação do mesmo.
Os escritos situam-se na mais lídima doutrina da Igreja.
Dada e passada nesta cidade arquiepiscopal de Curitiba, sob o nosso Sinal e Selo de nossas Armas, aos 22 de maio de 2012.
APRESENTAÇÃO
Com este livreto não tenho outra intenção senão a de contribuir para aumentar a esperança do Povo de Deus nas inefáveis realidades que o esperam a partir das promessas divinas.
Daí seu tom bíblico, didático, pastoral e espiritual. Dei-lhe também um caráter aberto, com referência a outras religiões e com algumas citações de caráter literário.
Não pretendo aqui apresentar nada de original. Retomo apenas a grande doutrina da esperança cristã, que é por si só original bastante para dispensar quaisquer outras novidades.
Existem à mão bons tratados de escatologia, a maioria dos quais defendem a escatologia da “ressurreição na morte”, em moda ainda hoje nos meios acadêmicos. Quero aqui me distanciar desta escatologia que julgo teologicamente errônea e “não pastoralmente correta”, e recuperar a tradicional escatologia do estado intermediário entre a morte pessoal e a ressurreição dos mortos.
Nessa linha, recupero também a bela e preciosa ideia de “alma” e sua relação tensa, problemática, separável e finalmente reconciliável com o corpo. Por isso é que me deterei um pouco mais sobre a questão da morte e de sua superação.
Abordo também a questão controversa da “eternidade do inferno”, buscando dar-lhe uma solução clara e consentânea com a grande tradição da fé.
Neste pequeno livro, quero também pôr em destaque o aspecto dinâmico da vida eterna em base ao conceito de “evo” ou tempo-eternidade. Este conceito,