trabalho de historia
A seleção de conteúdos escolares é um problema que merece intensa reflexão, pois constitui a base do domínio do saber disciplinar dos professores que se apresenta como tarefa complexa, permeada de contradições tanto por parte dos elaboradores das propostas curriculares quanto pela atuação dos professores desejosos de mudanças e ao mesmo tempo resistente a esses processos.
Para além das condições do sistema escolar, um aspecto fundamental que preside a seleção de conteúdos é o domínio da produção historiográfica e do processo de reelaboração e apropriação desse conhecimento em uma situação escolar que tem de estar relacionada aos objetivos pedagógicos e as especificidades das condições de aprendizagem.
Estabelecer relações entre produção historiográfica e ensino de historia é fundamental, e exige um acompanhamento, decorrendo dessa necessidade a formação continua dos professores, a qual entre outras modalidades deve manter cursos de atualização a fim de atender esses objetivos.
Conteúdos Escolares e Tendências Historiográficas
Ponto básico para o estabelecimento de um critério para seleção de conteúdos é a concepção de historia.
Dela depende a produção dos historiadores, e o conhecimento histórico é produzido de maneira que tome os acontecimentos inteligíveis de acordo com os determinados princípios e conceitos.
Conhecer e acompanhar as principais tendências da produção historiográfica não é apenas uma questão de caráter teórico, mas trata-se de uma necessidade pratica, é com base numa concepção de historia que podemos assegurar um critério para uma aprendizagem efetiva e coerente.
1.1 Histórias com Narrativa
A história pode ser concebida como uma narrativa de fatos passados uma definição de historia, e aos historiadores cabe recolher, por intermédio de uma variedade de documentos, os fatos mais importantes ordená-los corretamente e narrá-los.
Essa tendência historiográfica constitui-se no século XlX e esta