crecimento geral somatico
As maiores velocidades de crescimento, avaliadas por meio de medidas do peso e da estatura, ocorrem nos períodos de zero a dois anos de idade e na adolescência. No primeiro ano de vida a criança, que nasce com cerca de 3000 gramas, dobra seu peso até os seis meses de idade e triplica aos 12 meses. Sua estatura, em torno de 50 cm ao nascimento, aumenta 15 cm até os seis meses de idade e 25 cm no final do primeiro ano. No primeiro trimestre de vida, particularmente, o ganho de peso diário é um dos mais importantes parâmetros para a avaliação do crescimento da criança. A seguir, apresentamos os valores esperados desse ganho de peso no primeiro ano de vida, lembrando que o neonato apresenta uma perda fisiológica de peso de 3% a 10% até o terceiro ou quarto dia de vida, atingindo o peso de nascimento entre o sétimo e décimo dia.
1º trimestre: 25 a 30 gramas por dia
2º trimestre: 20 a 25 gramas por dia
3º e 4º trimestre: 15 gramas por dia
O crescimento no primeiro ano de vida reflete, sobretudo as condições de nascimento, gestação, tamanho da mãe e tende a ser constante até os 18 meses de vida, quando então se aproxima do potencial genético (podendo acelerar ou desacelerar seu crescimento nesse período), mantendo-se no mesmo percentil até os 10 ou 12 anos, isto é, antes de iniciar a puberdade. Em geral, o pré-escolar e o escolar apresentam um ganho anual de 2,5 a 3,5 kg de peso.
Uma característica desse crescimento é que, dos seis meses de idade até a puberdade, as extremidades crescem mais rapidamente do que o tronco, de forma que o