trabalho de Historia da Educação
1549/1759 Período Colônia/ Jesuítico
1549 Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas, chefiados por Manuel de Nóbrega, marcando o início da História da Educação no Brasil (nos moldes europeus).
· Quinze dias após a chegada fundam, na cidade de Salvador, a primeira escola elementar.
Os jesuítas imediatamente construíram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador,Bahia, cujo mestre foi o Irmão Vicente Rodrigues, o qual contava apenas com 21 anos de idade.
1550 A primeira escola oficial fundada no Brasil
O Colégio dos Meninos de Jesus, deveria acompanhar os modelos educacionais de Lisboa. Os documentos dão conta de que sete meninos órfãos foram trazidos pela missão, para estudar nessa primeira instituição educacional.
1554
O Padre Manoel da Nóbrega, ele ajudou a fundar, em 25 de janeiro, o terceiro colégio jesuíta do Brasil em Piratininga, Tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta
1556
É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos.
· Começa a vigorar as "Constituições da Companhia de Jesus", incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1564 O primeiro colégio para brancos na Bahia com estrutura para receber órfãos portugueses e filhos da elite colonial em regime de internato.
1567
É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568
É fundado o colégio jesuíta de Olinda .
1570
O Brasil conta com cinco escolas elementares (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia).
1575
No colégio da Bahia já se colava grau de Bacharel em Artes.
1576
No colégio da Bahia formam·se licenciados.
1599
Ganha uma elaboração definitiva a "Ratio atque Institutio