Trabalho de História da Educação
O papel desempenhado pelos jesuítas em nossa educação foi de uma educação institucionalizada. As aulas eram expositivas e com exemplos vivos, recheados de dogmas, princípios morais, espiritualidade e doutrina cristã. Os jesuítas eram considerados convenientes e importantes para a manutenção do status quo português, colonizador, depredador e explorador da mão-de-obra dos índios e escravos.
A língua deve ser usada e praticada, isto é, deve-se saber usar corretamente as palavras na leitura e na escrita a fim de que se tenha coesão e coerência nos diversos discursos (científico, literário, filosófico, artístico, teológico), sendo como diz o autor “expressões possíveis da linguagem”.
Os textos devem refletir o que a língua expressa. Assim, os textos devem ser claros, objetivos e correntes com a língua estabelecida e deve representar sempre o conhecimento do autor a acerca do conteúdo/assunto nele presente.
A partir do que foi estudado, percebe-se que a Sociologia é um instrumento importante no processo educacional, como reveladora de práticas sociais que auxiliam a compreender a Pedagogia e o fazer do pedagogo. Ela faz com que o futuro educador compreenda como a sociedade se organiza e qual o papel da educação enquanto meio de organizar e transformar essa sociedade. Assim, queremos uma sociedade transformada pela educação, onde cada pessoa seja verdadeiramente um cidadão consciente do seu papel enquanto ser social e capaz de transformar a sua realidade e a realidade daqueles que estão ao seu redor, bem como contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, tendo a educação como agente de transformação