Trabalho De Hist Ria Pol Tica
1. INTRODUÇÃO 2
2. DIREITO CANÓNICO 3
3. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DOGMÁTICA JURIDOCO - CANÓNICO MEDIAVAL 4
3.1 A IDADE MÉDIA 4
3.2 O FEUDALISMO 5
3.3 A IGREJA CATOLICA 7
4. CONTRIBUIÇÕES DO DIREITO CANÓNICO PARA O DIREITO DOS DIAS DE HOJE 8
4.1 PODEMOS ENCONTRAR A INFLUENCIA DO DIREITO CANONICO NOS SEGUINTES ASPECTOS: 8
5. CONCLUSÃO 10
6. BIBLIGRAFIA 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de Cadeira de História de Direito é de carácter Avaliativo, tem como tema a Institucionalização da Dogmática Jurídico - Canónico Medieval.
O mesmo tem como Objectivo descrever a trajetória da evolução do direito canônico enquanto construção dogmática, proveniente de hábitos sociais politicamente determinados. Desse modo a institucionalização canônica da dogmática será estudada como elemento de construção, manutenção e manipulação da verdade, defensora de uma política autoritária imposta pela igreja católica durante o decorrer da idade media, legitimando a lógica de um discurso que sustenta a sua influência até os dias atuais, o discurso jurídico-dogmático.
Historicamente vamos abordar acerca da formação do direito no período medieval, frisando de que modo o poder e a verdade foram normatizadas socialmente, através da estrutura política da igreja católica.
2. DIREITO CANÓNICO
O direito canónico é o conjunto de normas criadas pela igreja católica que regem os fies católicos,
”O Código do Direito Canônico é o conjunto de normas (cânones) que orientam a disciplina eclesiástica, definem a hierarquia administrativa, os direitos e deveres dos fiéis católicos, os sacramentos e possíveis sanções por transgressão das normas.”1
Dogma
Verdades indiscutíveis pelos fies, “é um termo de origem grega que significa literalmente o que se pensa é verdade. Na antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crença ou convicção, um pensamento firme ou doutrina. Posteriormente passou a ter um fundamento religioso em que caracteriza cada um dos pontos