Trabalho de Hematologia
Farmácia
Bruna Madeira Pedroso
Hematologia Clinica
ORLEANS
2012
Centro Universitário Barriga Verde-UNIBAVE
Farmácia
Bruna Madeira Pedroso
Hematologia Clinica
Trabalho da disciplina de Hematologia
Clinica, com ênfase em Coagulograma, orientado pelo professor Fabricio Felisbino no curso de graduação em Farmácia.
ORLEANS
2012
Introdução
A hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue, e os elementos figurados nele composto, como: Hemácias (glóbulos vermelhos), Leucócitos (glóbulos brancos) e Plaquetas. Estuda também a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Ainda, avaliam - se fatores de coagulação e classificação sanguínea. A coagulação sanguínea é uma sequencia de reações químicas que resultam formação de um coágulo de fibrina, muito importante quando a pele é cortada.
Coagulação Sanguínea
A coagulação acontece quando a pele é cortada (machucada), pois um dos vasos sanguíneos se rompe. No sangue temos milhares de glóbulos brancos, que são chamados também de leucócitos, milhares de glóbulos vermelhos, que são conhecidos como hemácias e pôr fim a plaqueta. As plaquetas são ativadores primários da coagulação sanguínea. A adesão dessas pode acontecer pela turbulência do fluxo sanguíneo, que é quando ocorre uma curva no vaso, ou quando pressão arterial esta muito alta.
Quando um vaso sanguíneo se rompe o cérebro logo deixa a coagulação e envia os glóbulos brancos agirem. Os glóbulos brancos fabricam anticorpos que se junta com o cálcio e a vitamina K, formando uma rede que se chama fibrina. A fibrina não deixa que os glóbulos vermelhos, nem os glóbulos brancos, nem a plaqueta ultrapassem essa barreira (como mostra a figura 1 abaixo).
Figura 1 (antes e depois já com o corte fechado).
A parede de um vaso sanguíneo lesionado leva a formação de um coagulo e ativa