trabalho de graduação
A corrida pelo consumo de bens materiais tem implementado uma nova forma de vida às pessoas no mundo atual, forçando assim, que cada vez mais o individuo busque ter mais e mais. Nesta busca constante, o ritmo de vida tem se tornado muito acelerado e estressante, pois o tempo para descanso, momentos com a família, lazer e atividades físicas, situações importantes para o bom desempenho do corpo e da mente, são reduzidos ou deletados da vida cotidiana. Ressalta-se também a alimentação que, nesta correria, tem sido prejudicada tanto na sua preparação quanto na degustação e digestão. O reflexo desse novo ritmo tem interferido abruptamente na qualidade de vida das pessoas, engrossando assim as estatísticas de morte por diversas complicações e, principalmente, por parada cardiorrespiratória e Acidente Vascular Cerebral que tem aumentado consideravelmente a cada dia.
O alto índice dessa nova realidade tem causado a Hipertensão Arterial ou Pressão Alta, enfermidade que, já não tem mais limites de idade, peso, cor ou raça, apesar de ainda os negros e pessoas com obesidade, de acordo com as opiniões populares são as classes mais atingidas.
Um dos assuntos preocupantes, e que iremos tratar neste trabalho, é a hipertensão arterial na infância. Patologia que vem preocupando especialistas em todo mundo, devido ao crescente número de casos que surge a cada dia, das mais variadas formas. Talvez pelo ritmo de vida que as crianças levam nos dias atuais, distantes da vigilância dos pais, que os deixam livres para comer de tudo e acabam se tornando jovens obesos, aumentando assim as estatísticas de obesidade na infância e, consequentemente, a hipertensão.
2 - OBJETIVO
Objetivo deste trabalho é mostrar os principais sinais e sintomas da hipertensão, bem como níveis pressóricos considerados normais e anormais, o tratamento, o controle, os medicamentos e apresentar possíveis alternativas quanto a alimentação, exercícios físicos