trabalho de graduação
Ana Carolina Schmitz
Marcia Knabben
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED 0318) – TRABALHO DE GRADUAÇÃO
27/02/14
RESUMO
O ensino tradicional, foi visto nas escolas por muito tempo, as crianças copiavam os conteúdos, questionários para responder e aí estudavam para uma prova escrita era praticamente decorado para tirar uma boa nota, onde o aprendizado não se concretizava.
Nenhum jogo lúdico era oferecido, e apenas o recreio era visto como hora da brincadeira.
Com o passar do tempo passou-se a perceber que a criança estava cada vez mais perdendo o interesse pelos estudos, uma vez que as aulas eram monótonas,
Com a evolução das tecnologias, e as crianças tendo acesso a elas, nada mas do que era ensinado na escola tinha interesse para elas, viu-se então a necessidade de buscar novas alternativas para tornar as aulas mais agradáveis, e mais interessantes, buscou-se então um embasamento nos jogos educativos, e viu-se então que o aprendizado era mais concreto e que as crianças tinham despertado o gosto em aprender de uma forma diferente.
O jogo no contexto escolar, deve ser visto como um complemento pedagógico para auxiliar o professor na sala de aula, principalmente como uma atividade lúdica para poder alfabetizar, e para ensinar os números.
Palavras-chave: Jogos.Brinquedos.Brincadeira.
1 INTRODUÇÃO
As constantes mudanças na sociedade, que fizeram com que as mulheres assumissem diferentes papéis, e se afastando do convívio doméstico, e partindo para o mundo do trabalho, da independência, colocando nas mãos das instituições de ensino uma maior responsabilidade sobre a educação de seus filhos.
Nestas instituições as crianças são preparadas para a vida e para a sociedade. Sabendo que o brincar, os jogos educativos são fatores primordiais para o desenvolvimento saudável de uma criança, desenvolveu-se essa pesquisa, como fator