Trabalho de graduação
Keila da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Trabalho de Graduação
14/02/09
RESUMO
Esse trabalho fundamenta as brincadeiras e os jogos tradicionais no processo ensino aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras são atividades humanas nas quais as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos adultos. As brincadeiras e os jogos tradicionais estão sendo substituídos por equipamentos de alta tecnologia fazendo com que as crianças brinquem menos e socializem-se menos com outras crianças, perdendo o hábito saudável de brincar e deixando de ver o mundo além de uma tela de computador. A modernidade e o tradicional devem andar lado a lado, pois, o prazer em brincar com brincadeiras tradicionais pode ser prazeroso quanto brincar com as brincadeiras de hoje. Cabe à escola a tarefa de tornar disponível o acervo das brincadeiras tradicionais que dão conteúdo à expressão imaginativa da criança, abre espaço para que a escola receba outros elementos da cultura que não a escolarizada para que beneficie e enriqueça o repertório imaginativo da criança, além de auxiliar no trabalho do professor e na construção do aprendizado da criança.
Palavras-chave: Brincadeiras e Jogos Tradicionais; Aprendizagem; Escola.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho explanamos algumas definições importantes acerca do jogo, da brincadeira e do brinquedo, mostrando sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessas considerações nos propomos tratar das brincadeiras e dos jogos tradicionais num estudo de caráter de Trabalho de Graduação produzido para a faculdade do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
Para realizar esse estudo será feita uma pesquisa exploratória envolvendo o levantamento bibliográfico com material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos e com material