trabalho de graduação
Rosvita Ott
Prof.ª Mara Manske
Pedagogia (PED 0022) – Trabalho de Graduação
29/11/2012
RESUMO
Através deste trabalho de pesquisa acadêmica, buscamos informações e formações frente a Formação e Profissionalização Docente, uma vez que não se pode mais ensinar como alguns anos atrás. O professor precisa renovar-se diante de tantas mudanças que hoje o profissional da educação vem encontrando em sala de aula em seu dia a dia. Para tanto, o presente trabalho de pesquisa, fala em um primeiro momento sobre a importância da criança pequena na Educação Infantil, bem como a importância que o próprio profissional de sala deve dar ao fato de ensinar as primeiras lições para as crianças pequenas. Aborda também o ensino de nove anos no Ensino Fundamental e como o profissional da educação deve estar atento a essa mudanças, buscando sempre formação e informações frente a esta mudança. E por fim, abre-se um parênteses para a importância e pela responsabilidade do profissional frente à busca pela formação. Nunca se sabe tudo, não nascemos prontos e acabados. Precisamos estar sempre abertos ao novo e colocar em prática tudo o que aprendemos; o profissional hoje precisa ser criativo.
Palavras-chave: Formação; Profissionalização; Escola.
1 INTRODUÇÃO
Buscou-se nesse trabalho de pesquisa apontar como se dá a profissionalização na Educação Infantil, tendo em vista que a Educação Infantil é a base, o pilar da educação. O profissional aqui deve buscar a formação para saber como trabalhar com a criança pequena, já que o papel deve ser o de ensinar e não somente o de cuidar.
Já no Estágio I, Estágio II e Estágio III se observa que o professor não aprende por si só, precisa-se de ensinamentos o que não vem sozinho, já porque o professor tem que ficar atento às mídias e a criança já traz o seu conhecimento de casa.
O estágio nos faz buscar conhecimentos e teorias para a formação