TRABALHO DE GRADUA O
Desafios dos educadores
Daiene Cristine da Silva
Prof. Ana Paula Lisboa Ataide
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Geografia – GED0122
18/11/14
RESUMO
È de suma importância o que profissional da Educação, assuma o compromisso, utilizando as ferramentas da tecnologia em sua pratica. A fala, a escrita e o texto impresso são, e vão sempre continuar a ser, tecnologias fundamentais para a educação (tanto em suas modalidades presenciais como nas distanciais). A tecnologia na educação, visto a importância que tem atualmente de associar o conhecimento ao contexto, atendendo as exigências da sociedade. Utilizando embasamento teórico a partir de autores contemporâneos conclui-se a necessidade do professor pensar a educação como espaço de socialização e a escola como um instrumento capaz de colocar o educando em contato com o conhecimento sistematizado e condições de enfrentar a era da globalização e da informação como atores atuantes e participativos.
Palavras-chave: Tecnologia; Globalização; Professor.
1 INTRODUÇÃO
Vivencia-se um século de mudanças, no contexto social e profissional. O mercado de trabalho já é uma concorrência devido a essa gama de tecnologias da informação, pois já surgiram máquinas que atualmente está sendo substituída por pessoas, e esse cenário tende a mudar cada vez mais. A tecnologia desperta interesses, curiosidades e permite um vasto campo de possibilidades infinitas, inclusive na resolução de conflitos, nacionais e internacionais; por exemplo: um país que detenha conhecimento e tecnologia de vacina para alguma doença, pode oferecê-los a um país que necessite deles, isto acarretará colaboração e interação entre nações, que se tornarão nações “amigas”!
Inicialmente se abordará como contribuir para o entendimento da realidade contemporânea no plano mais geral dos avanços tecnológicos dos sistemas de comunicação e informação aplicados no setor educacional e, no plano específico,