TRABALHO DE GRADUA O 2
A Ratio Studiorum
José Marcos de Santana
Prof. Margarida Maria Figueiredo Bragança
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Filosofia (Filo 043) – Trabalho de Graduação
01/03/2015
RESUMO
O trabalho investiga os métodos de ensino utilizados pelos jesuítas no período quinhentista brasileiro, logo após a igreja ter perdido espaço, por conta da Reforma Protestante no século anterior. A Ratio Studiorum é esse método, que será revelado ao leitor, explicitando os aspectos obscuros do processo de ensino da época. Para aplicação do trabalho foi elaborado uma pesquisa bibliográfica, onde se dispôs de materiais já publicados, como livros e revistas encontrados no acervo de algumas bibliotecas, assim como em arquivos da internet. Foi feito o esclarecimento do processo pedagógico, e de forma minuciosa, foram descritas a organização e execução na Companhia de Jesus. Ordem religiosa que desenvolveu seu estilo internacional de educar, por quase dois séculos, com incontestável zelo, amor, responsabilidade e trabalho árduo.
Palavras-chave: Ratio Studiorum. Educação. Religiosidade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho diz respeito aos métodos pedagógicos utilizados pelos jesuítas no período colonial brasileiro. Não se pretende relacionar todos os aspectos descritos na Ratio Studiorum (Ratio = ordem e Studiorum = estudos), porém, levar ao leitor os pontos de maior relevância. O tema a ser abordado é: “O ensino jesuítico, no período quinhentista”. Esse tema está contido na área de concentração, Ensino e a Aprendizagem da Filosofia.
Pode-se justificar essa pesquisa pelo fato do elevado grau de desconhecimento do meio acadêmico das vivências pedagógicas jesuíticas no período colonial, e que decorre na atualidade. O objetivo é transmitir e esclarecer ao leitor aspectos obscuros do ensino jesuítico, e levá-lo à reflexão desses aspectos nos dias atuais. Foi usado uma metodologia qualitativa, descritiva, bibliográfica