Trabalho de Gestão de Rh- Preconceito no Ambiente de Trabalho
Preconceito é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento. O preconceito pode acontecer de uma forma banal, até um pensamento, por exemplo: que feio, que gorda, que magro, como é burro este negrão. Há um sentimento de impotência quando se pretende mudar alguém com forte preconceito.
O preconceito é resultado das frustrações das pessoas que podem até se transformar em raiva ou hostilidade. Muitas vezes pessoas que são exploradas, oprimidas, “mal amadas” não podem manifestar sua raiva com o opressor, então deslocam sua hostilidade para outros que consideram inferiores resultando aí a discriminação e o preconceito.
O preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à tradição, e são hostis com aqueles que desafiam as regras estabelecidas.
O preconceito pode aparecer através das formas mais comuns que é o preconceito social, racial e sexual. Nas características comuns a grupos, serão preconceituosas quando partir para o campo da agressividade ou da discriminação. O preconceito faz parte do domínio da crença por tem uma base irracional, não do conhecimento que é fundamentado no argumento ou no raciocínio. O preconceito é uma atitude muito antiga, podemos encontrar citações sobre ele até mesmo na Bíblia o livro mais antigo do mundo. Muitos pensadores também tinham teses sobre o preconceito e a curiosidade é que sempre foi visto como algo ruim, mas nunca foi possível acabar com esse tipo de atitude.
Os tipos de preconceito mais presentes no ambiente organizacional são:
O preconceito social é mais um tipo de preconceito que está presente no dia-a-dia das pessoas, Essa forma de preconceito acontece quando alguém é julgado inferior por suas roupas, moradia, aparência, condição financeira, estilo de vida entre outros.
E o ambiente de trabalho